Post: Removendo Units desnecessárias no Delphi

Alessandro Medeiros

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook

Fala ai Radizeiros e Radizeiras, tudo bem com vocês?

Estou aqui de volta e já seguindo com um tema que creio de grande valor para muitos de vocês.

Você como programador com toda certeza já deparou com o código-fonte do sistema que você desenvolveu e pensou: “Foi eu mesmo que fiz isso?” Isso é natural. Enquanto você vai adquirindo mais conhecimentos e experiência em programação, conhecendo boas práticas, três camadas, e novas tecnologias é normal você querer programar seguindo esses padrões, e agora o seu software antigo será abandonado?

No entanto, este processo não é tão simples assim. O problema está no tempo para “refatorar” todo o sistema. Nem toda empresa de software dispões de tempo para essa atividade, principalmente quando é um software de grande porte que apresenta demanda constante de manutenção. Este processo não é tão simples assim pois é necessário realizar testes e verificar se a alteração do código-fonte não irá gerar impactos em outros módulos do sistema. E há quem diga: Isso acontece muito!

Por exemplo, suponha que você trabalhou na refatoração no módulo de estoque de produtos, movendo rotinas duplicadas para funções parametrizadas e criando classes para agrupar atributos em comum. Ao término dessa refatoração, você reduziu as linhas de códigos em 40%. Ótimo, não é?

Porém, tenha em mente que outras unidades do seu sistema utilizam este módulo, como a entrada e saída de produtos. Se uma dessas unidades utiliza uma variável, método ou campo que foi refatorado, provavelmente a compilação apresentará erros. É claro, as ferramentas de desenvolvimento geralmente apontam erros de sintaxe e de referência caso o objeto não seja encontrado. Já a semântica, entretanto, não é validada por essas ferramentas, visto que se trata mais de uma questão voltada para domínio da aplicação. Neste caso, é imprescindível a execução de roteiros de testes e/ou testes automatizados das unidades que tenham alguma relação com o módulo alterado.

Nesse artigo vou te mostrar uma ferramenta que pode te ajudar nesse processo, para você dar início a esse processo de refatoração.

Ferramenta do CnPack para remover Units não utilizadas

Após o CnPack instalado basta ir no seu menu, com seu projeto aberto, e clicar em Uses Cleaner…

Após isso ele irá abrir uma janela onde você terá as informações de units não utilizadas no seu projeto.

Após o CnPack processar as limpezas de units não usadas no seu projeto, ele irá compilar o mesmo, com isso você reduzirá bastante os lixos que deixamos no projeto.

Esse post faz parte do treinamento Técnicas avançadas de Delphi.

Nesse treinamento eu reuni as minhas melhores aulas dos meus mais diversos treinamento para entregar  para você um conteúdo que vai direto ao ponto, para que você não perca tempo e nem dinheiro na hora de aprender Delphi.

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE O TREINAMENTO DE TÉCNICAS AVANÇADAS DE DELPHI.




Faça sua busca

CATEGORIAS

POSTS RECENTES

E caso você tem interesse de conhecer mais sobre Removendo Units desnecessárias no Delphi, acesse o nosso portal do CLUBE DE PROGRAMADORES EM DELPHI
Você não terá só conteúdos relacionados ao Removendo Units desnecessárias no Delphi, mas uma quantidade enorme de conteúdos que poderá lhe ajudar muito no seu dia a dia, é uma verdadeira NETFLIX para os programadores Delphi.
Gostou?
Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook

Embarque no foguete com milhares de devs para aprender desenvolvimento, evoluir de forma contínua e se manter relevante no mercado.

Sobre
Dúvidas
Cadastre-se em nossa lista

Para ter acesso em primeira mão, a tudo que acontece na Academia do Código, basta se cadastrar em nossa lista

Grupo Thulio Bittencourt | Academia do Código

#FaçaPartedaHistória

Copyright © 2021 – Todos os direitos reservados