Post: O que há de novo no RAD Studio 10.3 – Rio

Alessandro Medeiros

Este artigo foi traduzido do artigo https://www.embarcadero.com/products/rad-studio/whats-new-in-10-3-rio

O RAD Studio 10.3 traz melhorias significativas para desenvolvedores de C ++, incluindo suporte para C ++ 17 Win32, aprimoramento de código, depuração para compilações otimizadas e novas bibliotecas.

Os desenvolvedores de Delphi agora podem desfrutar de declaração de variável in-line, inferência de tipos e muito mais.

Para desenvolvedores C ++ e Delphi, o RAD Studio Rio traz aprimoramentos para VCL para monitores de alto DPI, suporte para Per Monitor V2, novas APIs do Windows 10 e WinRT, suporte atualizado a plataformas móveis e muito mais.

Por fim, o RAD Studio Rio agrega mais valor e recursos à edição Enterprise com uma licença de implantação de um único site do RAD Server e um InterBase ToGo para licença de implantação móvel. A edição Architect agora inclui uma licença Sencha ExtJS Professional, InterBase ToGo para licença de implantação móvel, licença de implantação multi-site do Servidor RAD e uma licença do AquaData Studio. Essas licenças adicionais expandem os recursos de ativação da Web, servidor de back-end de aplicativo e banco de dados para seus aplicativos corporativos.

Crie incríveis aplicativos multiplataforma

80% dos usuários da Internet possuem um smartphone e acessam aplicativos e dados de seu dispositivo móvel e de seu laptop / desktop. Por isso, é mais importante do que nunca que seus aplicativos sejam executados em ambos.

Com o RAD Studio 10.3, o suporte ao desenvolvimento de plataforma móvel é fornecido em todas as edições Professional, Enterprise e Architect. Os desenvolvedores do RAD Studio codificam uma vez, compilam nativamente para cada plataforma, o que reduz o tempo e o esforço de aprender vários idiomas e gerenciar ciclos de desenvolvimento paralelos.

Novo em 10.3:

  • Suporte para Android API26, atendendo aos requisitos da Google Play Store para novos aplicativos em agosto de 2018 e aplicativos atualizados em novembro de 2018.
  • Controles nativos do Android e controles com estilo FMX no mesmo formulário do Android, incluindo o uso de tema de design de material para Android 5.0 ou superior
  • Suporte para iOS 12 (32 e 64 bits) para criar aplicativos da App Store e corporativos.
  • Suporte para Emoji Unicode

Codifique seu caminho

Com dois novos temas, personalizar seu IDE para combinar com seu estilo de codificação nunca foi tão fácil.

  • Temas escuros e claros Se você gosta de codificar à noite ou durante os momentos mais brilhantes dos dias, os temas Light e Dark do RAD Studio cobrem você. Temas escuros foram relatados para reduzir a fadiga ocular em ambientes de pouca luz, permitindo que você trabalhe de forma mais produtiva à noite. É fácil alternar entre temas escuros e claros por meio de um menu da barra de ferramentas.
  • Personalize seu ambiente de desenvolvimento A interface do usuário do instalador e a interface do usuário do gerenciador de licenças aprimoradas ajudam você a identificar as opções necessárias e pular o que não é necessário, independentemente de estar desenvolvendo várias plataformas ou apenas uma.
  • Interface do usuário limpa e atualizada Encontre as opções de que você precisa rapidamente. A janela principal do IDE é mais legível e alinhada. Diga facilmente onde está a área de foco do teclado com as alterações atualizadas para focar as cores de fundo. As guias do editor são maiores, com fontes mais fáceis de ler, para que você possa fazer alterações rapidamente e manter a codificação.

Impressionantes aplicativos do Windows com VCL

A Visual Component Library (VCL) oferece um desenvolvimento fácil e visual da interface do usuário do aplicativo, e o 10.3 traz novas atualizações para manter seus aplicativos com aparência moderna e atualizada.

  • Suporte aprimorado para HighDPI. Com o novo controle VCL High DPI ImageList em 10.3, os desenvolvedores criando novos aplicativos VCL Windows ou atualizando aplicativos existentes para telas de alta DPI podem oferecer suporte total a imagens com várias resoluções e pixels perfeitos em todos os controles, bem como desenhos personalizados que exigem imagens dimensionadas para vários monitores de resolução.
  • Suporte por monitor V2. Garanta que seu aplicativo seja dimensionado corretamente para todo o dimensionamento do Windows, respondendo às alterações de dimensionamento de DPI em diferentes telas no tempo de execução.
  • Suporte expandido ao Windows 10 e WinRT API. Isso inclui várias APIs importantes do WinRT e APIs recentes do Windows 10, incluindo componentes prontos para uso para compras no aplicativo e testes no Windows 10 Store.

Implantar aplicativos baseados em serviços com o servidor RAD

  • O desempenho do servidor RAD é significativamente melhorado com um aumento de dez vezes na taxa de transferência para operações simples
  • Novos componentes auxiliares de processamento JSON
  • Suporte ao servidor RAD expandido para o cliente Ext JS. Combine um frontend JavaScript e um serviço da Web com suporte RAD Server REST. (Architect Editions agora inclui licença ExtJS Professional também!)
  • Edições Enterprise incluem Licença de Implantação de Site Único do Servidor RAD
  • O Architect Editions inclui a Licença de Implantação de Vários Sites do RAD Server

Novidades em C ++

  • Suporte a Win32 C ++ 17 aumenta a produtividade, otimizações de compilador melhores e código mais rápido. RTL e STL foram atualizados.
  • Nova versão STL / Dinkumware 2018 para Win32 e Win64.
  • Aprimoramento de código aprimorado O preenchimento de código para este compilador agora é assíncrono, mais rápido e com melhores resultados do que a Conclusão de código C ++ anterior. A digitação não irá pausar enquanto a conclusão estiver sendo calculada.
  • A depuração de builds otimizados agora é suportada.
  • Desempenho matemático de velocidade 2x para Win64
  • Bibliotecas C ++ novas e adicionais no GetIt

Recursos de banco de dados novos e aprimorados

  • InterBase 2017 / IBToGo 2017 no RAD Studio. As edições profissionais incluem a licença para desenvolvedores do InterBase 2017, enquanto as edições Enterprise e Architect também incluem o InterBase ToGo para licenças de implantação móvel. O InterBase ToGo adiciona criptografia, altera as exibições para manter os dados do seu aplicativo facilmente sincronizados por meio de assinatura e nenhum limite de tamanho de arquivo de banco de dados.
  • Suporte aprimorado e atualizado para bancos de dados populares, incluindo mySQL v8.0, MariaDB 10.3, SQL Server 2017, PostgreSQL v10, Firebird v3.0, MongoDB, Interbase, SQLite 3.23.1, SQL Anywhere e muito mais.
  • Aprimoramentos do DataSnap
  • Melhorias no REST. Suporte para métodos, tipos e propriedades adicionais relacionados ao REST.

 

 

Faça sua busca

CATEGORIAS

POSTS RECENTES

E caso você tem interesse de conhecer mais sobre O que há de novo no RAD Studio 10.3 – Rio, acesse o nosso portal do CLUBE DE PROGRAMADORES EM DELPHI
Você não terá só conteúdos relacionados ao O que há de novo no RAD Studio 10.3 – Rio, mas uma quantidade enorme de conteúdos que poderá lhe ajudar muito no seu dia a dia, é uma verdadeira NETFLIX para os programadores Delphi.
Gostou?
Compartilhe:

Embarque no foguete com milhares de devs para aprender desenvolvimento, evoluir de forma contínua e se manter relevante no mercado.

Sobre
Dúvidas
Cadastre-se em nossa lista

Para ter acesso em primeira mão, a tudo que acontece na Academia do Código, basta se cadastrar em nossa lista

Grupo Thulio Bittencourt | Academia do Código

#FaçaPartedaHistória

Copyright © 2022 – Todos os direitos reservados