Post: Entenda para que serve o versionamento de software

Alessandro Medeiros

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook

Fala ai Radizeiro e Radizeira, tudo bem com vocês?

Como você controla atualmente as versões dos seus softwares?

Durante a execução de um projeto são criadas várias versões de um mesmo sistema  e existem diversos desenvolvedores atuando em uma mesma tarefa, como atualizações, soluções de erros e criação de novas versões.

Por isso o controle de versão é tão importante, porque você consegue ter muitos desenvolvedores trabalhando em um mesmo projeto, sem que aconteçam erros, assim você pode trabalhar em arquivos diferentes ou mudar arquivos de outros programadores.

As vantagens de utilizar o controle de versão são enormes, você poderá integrar os códigos dos diferentes membros do projeto durante todo o andamento das atividades, tendo acesso ao log com todas as alterações que foram feitas, vai possuir os códigos de cada versão,  vai poder reverter um dado arquivo para uma versão mais antiga que funcionava e principalmente vai poder verificar a atividade de cada participante.

Existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas com essa finalidade, entre as mais comuns estão, CVS, Mercurial, Git e SVN(Subversion), que são livres.

Você pode utilizar o método de versionamento desde projetos pequenos, que podem ter de 2 a 5 participantes, até grandes projetos, com grandes equipes.

Para isso devemos ter um computador que servirá de servidor de versionamento.

Mas qual ferramenta utilizar?

Como já citei acima, existe bastante ferramentas, mas hoje estarei mostrando o SVN (Subversion), mais preciso, estarei utilizando o VisualSVN para a criação de um servidor de versionamento em uma rede local.

O VisualSVN Server é um programa totalmente gratuito com grande gama de usuários. A utilização do programa também é muito simples.

Nesse post estarei mostrando como usá-lo e configurar o programa.

Para isso iremos precisar primeiro baixar o VisualSVN Server neste link https://www.visualsvn.com/

Após o download só executar o aplicativo e seguir a instalação.

Nesse primeiro momento é informado que será instalado o Apache HTTP Server 2.4.41, e o Apache Subversion 1.10.6, são as versões que serão instaladas no momento que escrevo esse post para o blog.

Nesta etapa teremos duas opções para escolhermos para a instalação.

Escolha a primeira opção, VisualSVN Server and Administration Tools.

Ajustar a configuração inicial do servidor

Location: Especifica o diretório de instalação do VisualSVN Server. A opção poder se configurada neste primeiro momento.

Repositories: Especifica o diretório raiz onde os repositórios do Subversion serão armazenados. É recomendável alterar o local padrão para um outro sem que seja a do sistema padrão.

Server Port: Especifica a porta TCP que será usada pelo VisualSVN Server para acesso do cliente aos repositórios. É recomendável manter o protocolo HTTPS ativado. Essa opção pode ser alterada posteriormente.

Use secure connection (https://): Especifica se é necessário usar o protocolo HTTPS seguro para acesso do cliente aos repositórios. É recomendado manter essa opção marcada.

Backup: Local de destino padrão a ser usado para backups do repositório.

Selecione o modo de autenticação

O VisualSVN Server permite selecionar o modo de autenticação durante a instalação. Dois modos de autenticação estão disponíveis:

  • Use subversion authentication
  • Use Windows authentication (recomendado para ambiente do Active Directory).

Você pode reconfigurar o modo de autenticação posteriormente usando o console do VisualSVN Manager.

Conclua a instalação

Depois de tudo instalado você já pode criar seus repositórios e começar a usar o versionamento para os seus projetos, desta forma você pode criar repositórios com uma segurança impedido que seus códigos sejam copiados, onde você libera somente o que irá ser trabalhado, aumentando a segurança.

Quer saber mais de como fazer isso, tenho um treinamento onde explico tudo com mais detalhes, mostrando desde a criação do repositório até as configurações de segurança para equipes, podendo disponibilizar seus códigos sem a preocupação de serem pirateados.

Nos dias que estamos vivendo onde equipes trabalhando remotamente, muitas empresas têm essa preocupação, e pensando nisso criamos esse treinamento para lhe auxiliar, quer saber mais, clique no link abaixo

CLIQUEI AQUI PARA SABER MAIS SOBRE O TREINAMENTO DE PROTEÇÃO DE CÓDIGOS PARA EQUIPES COM SVN

Faça sua busca

CATEGORIAS

POSTS RECENTES

E caso você tem interesse de conhecer mais sobre Entenda para que serve o versionamento de software, acesse o nosso portal do CLUBE DE PROGRAMADORES EM DELPHI
Você não terá só conteúdos relacionados ao Entenda para que serve o versionamento de software, mas uma quantidade enorme de conteúdos que poderá lhe ajudar muito no seu dia a dia, é uma verdadeira NETFLIX para os programadores Delphi.
Gostou?
Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook

Embarque no foguete com milhares de devs para aprender desenvolvimento, evoluir de forma contínua e se manter relevante no mercado.

Sobre
Dúvidas
Cadastre-se em nossa lista

Para ter acesso em primeira mão, a tudo que acontece na Academia do Código, basta se cadastrar em nossa lista

Grupo Thulio Bittencourt | Academia do Código

#FaçaPartedaHistória

Copyright © 2021 – Todos os direitos reservados