Post: TEdgeBrowser – Novidade para a versão do RAD Studio 10.4

Alessandro Medeiros

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook

Este artigo é uma tradução do artigo: https://blog.marcocantu.com/blog/2020-may-edge-browser-component.html

Fala ai Radizeiro e Radizeira, tudo bem com você?

E o pessoal da Embarcadero não para de trabalhar e vem com o novo componente VCL TEdgeBrowser que estará disponível no RAD Studio 10.4.

O RAD Studio 10.4 oferecerá suporte para trabalhar com conteúdo da Web por meio de um novo controle de navegador Edge baseado em Chromium em aplicativos VCL. O novo componente TEdgeBrowser envolve o componente Microsoft WebView2. O TEdgeBrowser substitui o TWebBrowser, que usa o controle do navegador Internet Explorer WebBrowser. No entanto, o TWebBrowser permanece no conjunto de componentes VCL, com algumas mudanças notáveis ​​(veja abaixo).

Requisitos do TEdgeBrowser

Como o TWebBrowser usa o controle do navegador Internet Explorer WebBrowser fornecido pelo sistema operacional, não há preparação necessária – ele funcionará sempre que o Windows tiver o controle do Internet Explorer disponível. Pelo contrário, o Microsoft Edge não é um componente do sistema operacional (ainda não, pelo menos). Também ainda não foi lançado oficialmente. Por isso, você precisa garantir que esses itens estejam instalados no seu computador antes de executar um aplicativo que o utilize:

  • O navegador baseado no Microsoft Edge Chromium atualmente disponível em https://www.microsoftedgeinsider.com/download ( versão do canal Canary enquanto o WebView2 SDK está em pré-lançamento).
  • O controle WebView2, atualmente disponível no NuGet em https://www.nuget.org/packages/Microsoft.Web.WebView2 ou por meio de um gerenciador de pacotes GetIt correspondente

Por enquanto, o Edge Canary é um requisito que se aplica a você compilar e executar o aplicativo em sua máquina de desenvolvimento e também na máquina do usuário final. Quanto ao WebView2, tudo que você precisa identifica uma DLL que atualmente precisa ser distribuída junto com o seu programa. Ambos são requisitos e binários da Microsoft e podem mudar com o lançamento oficial.

Depois de instalar o Edge (versão Canary) para instalar o pacote Microsoft WebView2 necessário, abra a janela do gerenciador de pacotes GetIt no RAD Studio 10.4 IDE e procure a entrada correspondente, conforme indicado abaixo:

Depois de instalar o pacote, ele copiará na sua pasta redistribuível do RAD Studio a DLL exigida pelo seu aplicativo, uma para aplicativos de 32 bits e outra para aplicativos de 64 bits (os dois são chamados WebView2Loader.dll). Você precisará copiar essas DLLs nas pastas de destino da compilação ou em alguém no caminho da pesquisa.

Usando o componente Edge Browser

Você usa o componente TEdgeBrowser da mesma maneira que usaria um TWebBrowser; de fato, vários métodos e propriedades são semelhantes aos métodos e propriedades do TWebBrowser. Solte o componente em um formulário VCL e dimensione-o conforme apropriado, como no caso simples abaixo:

Para navegar para um URL, simplesmente passe esse URL para o método Navigate:


EdgeBrowser1.Navigate ('https://www.embarcadero.com');

Isso é tudo, execute o aplicativo e você verá a seguinte saída:

E o TWebBrowser?

O componente VCL TWebBrowser ainda executa o mesmo trabalho de sempre, que é renderizar conteúdo da Web usando o controle do navegador Internet Explorer WebBrowser. No entanto, além desse comportamento padrão, ele possui uma nova propriedade, SelectedEngine, que pode ser usada para solicitar que você use o novo controle do navegador Edge (Chromium) WebView2, se disponível na máquina de destino.

A vantagem é ter um único controle do navegador que possa funcionar em todos os computadores Windows e também um nível mais alto de compatibilidade (em termos de componente do navegador dos métodos e propriedades usados) com o código existente. A vantagem do novo controle Edge é que você tem mais poder para personalizar esse novo mecanismo.

Conclusão

Estou muito feliz que o RAD Studio em breve introduza o componente TEdgeBrowser na versão 10.4, mas este não é o único novo controle VCL a ser lançado. Temos focado bastante na nossa biblioteca de componentes do Windows para a versão 10.4 e estou feliz com o resultado. Mais informações sobre o VCL outros recursos para 10.4 em breve.

O QUE É O TBGWebCharts?

Componente para geração de gráficos, dashboards e relatórios no Delphi.

O TBGWebCharts gera gráficos incríveis utilizando bibliotecas javascript, css e html para entregar ao usuário final um layout moderno e inovador em aplicações Delphi. Não é necessário nenhum conhecimento além do Delphi, pois o TBGWebCharts traduz de forma simples toda a complexidade das linguagens Web para o Pascal, fazendo com que você em poucas linhas de código no Delphi possa gerar um gráfico incrível, alimentado com informações de qualquer Dataset do Delphi.

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE O CURSO DE TBGWEBCHARTS




Faça sua busca

CATEGORIAS

POSTS RECENTES

E caso você tem interesse de conhecer mais sobre TEdgeBrowser – Novidade para a versão do RAD Studio 10.4, acesse o nosso portal do CLUBE DE PROGRAMADORES EM DELPHI
Você não terá só conteúdos relacionados ao TEdgeBrowser – Novidade para a versão do RAD Studio 10.4, mas uma quantidade enorme de conteúdos que poderá lhe ajudar muito no seu dia a dia, é uma verdadeira NETFLIX para os programadores Delphi.
Gostou?
Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook

Embarque no foguete com milhares de devs para aprender desenvolvimento, evoluir de forma contínua e se manter relevante no mercado.

Sobre
Dúvidas
Cadastre-se em nossa lista

Para ter acesso em primeira mão, a tudo que acontece na Academia do Código, basta se cadastrar em nossa lista

Grupo Thulio Bittencourt | Academia do Código

#FaçaPartedaHistória

Copyright © 2021 – Todos os direitos reservados