Fala ai Radizeiros e Radizeiras, tudo bem com vocês?
Dia 14 de Setembro de 2019 estarei palestrando no ACBrDay, um evento fantástico ao qual estou com meu coração muito aquecido e ansioso em estar lá compartilhando conhecimento com toda a comunidade,
estarei palestrando sobre “Modelos de Negocio Exponencial para Software House”, um tema pelo qual sou apaixonado e tenho dedicado muito tempo para estudar e ajudar Software Houses a implantarem modelos exponenciais em seus modelos de negócio.
Se você deseja participar do ACBrDay clique aqui
Quantos de nós não iniciamos um projeto e depois de finalizado ele não nos dá o retorno que tanto desejamos?
Quantas vezes você já parou sua equipe de desenvolvimento para realizar uma alteração no seu software e que acabou não te dando também nenhum retorno.
Esses e outros problemas são algo rotineiros em muitas softhouse, fazer um relatório que o cliente só irá mexer uma vez e depois nunca mais, criar uma funcionalidade nova em seu software onde ninguém nunca viu, ou nunca mexeu.
Gastamos tempo e dinheiro em coisas que não pensamos direito, não analisamos direito, não vimos a real necessidade de nossos clientes.
Como diz W. Edwards Deming “Em Deus nós confiamos. Todos os outros devem trazer dados.”
Se você não saber os reais números de quanto irá gastar ou de quanto tempo irá investir, você acaba perdendo muito dinheiro.
Então você deve estar se perguntando, mas Thulio, como posso fazer o meu software dar certo?
Lembra da frase de W. Edwards Deming?
Então irei aqui te dar um breve resumo do segredo dos software que dão certo.
Primeiro de tudo você tem que entender que o cliente é o foco de qualquer negócio, e se você não tem um, você tem um Hobbie.
Você tem que analisar o seu MTP(Massive transformational purpose) ou Propósito transformacional maciço.
Você deve está se perguntando, o que isso tem haver com o software dar certo?
Tem muito haver.
Vamos lá então…
Grandes empresas e corporações tem em seu DNA o MTP, aquilo que as move para a INOVAÇÃO constante, aquilo que inflama paixão em indivíduos e grupos, é o que envolve os corações e mentes das pessoas para trabalharem juntas para realizar seu objetivo.
Olha o exemplo de algumas empresas:
Google “Organizar as informações do mundo”
Tesla “Acelerar o desenvolvimento de transporte sustentável”
Thulio Bittencourt “Fazer parte da história”
Para você chegar ao seu MTP, tem que pensar em algumas coisa.
Por que a empresa ou a ideia existe?
Como a empresa ou a ideia irá resolver os problemas?
Qual vai ser o impacto global?
Qual a disrupção que sua idéia traz ao mercado?
Tenha sempre a necessidade de INOVAÇÃO.
Por que você ainda vende seu produto do mesmo jeito que a 20 anos atrás?
No Brasil mais de 50% da população são ignorantes funcionais.
92% dos alfabetizados não consegue interpretar um texto.
Lembra que falei que devemos ter a necessidade de INOVAÇÃO?
Quem não lembra da impressora 3D?
Uma impressora 3D em 2007 custava cerca de 40.000,00 dólares, e hoje ela está custando 200 dólares.
Em 12 anos teve uma queda de 19.900,00%.
Os drones em 2007 custavam 100.000,00 dólares, e atualmente está custando 300,00 dólares.
Uma queda de 33.233,33% em 12 anos.
Na época que esses produtos foram lançados eles eram a INOVAÇÃO do momento, hoje elas já não são mais.
Então devemos ter INOVAÇÕES para que nossos software venham dar certo, mas não só a INOVAÇÃO, devemos ter os dados que possam mostrar que sua INOVAÇÃO irá lhe trazer o resultado devido.
Você deve se manter na frente do movimento, para que possa crescer.
Em meados do século XVIII, Frederic Tudor mudou a história do gelo com a idéia de comercializar gelo, com o aumento desse comércio, foram criadas novas profissões.
Com essa evolução a INOVAÇÃO não pode parar, então John Gorrie inventou a primeira máquina de gelo arruinando o mercado tradicional do gelo.
Na época dos coletores de gelo, nenhum se tornou uma fábrica.
Nenhuma fábrica de gelo se tornou uma fábrica de refrigerante.
A necessidade do gelo não mudou o que mudou foi a forma de entregar para as pessoas.
Assim também a INOVAÇÃO não para na nossa vida, quem nunca foi a uma locadora alugar um filme em VHS, e até mesmo um DVD?
Hoje nós temos o exemplo da Netflix que assistimos via Streaming, a forma de entrega mudou, mas a necessidade não mudou, que é de assistir filmes em casa com a família.
A tecnologia muda, a forma de produção muda, mas a única que não mudou foi a necessidade das pessoas.
Assim também o mercado de Automação Comercial, também não mudou a necessidade e sim as forma de entregar.
Tínhamos antigamente as máquinas registradoras, foi evoluindo ao ponto de estamos usando as famosas maquininhas…
E a mudança não para por aí, no Reino Unido existe um varejista chamada Ocado que usa robôs para organizar seu armazém, se quiser saber mais acesse link https://www.youtube.com/watch?v=-BpiMTbAA9k
Muitas empresas se definem com base naquilo que fazem e não com base no benefício que entregam.
Quando você foca no benefício que você entrega e não no seu produto, você consegue olhar em outras direções.
É a habilidade de se adaptar às transformações tecnológicas em curso que o manterá na vanguarda dos seu segmento.