Fala ai Radizeiros e Radizeiras, tudo bem com vocês?
Hoje como não poderia faltar, mais um post da nossa saga RestFul com Datasnap.
Caso você não tenha acompanhado veja aqui no blog todos os posts dessa saga.
Criar clients Rest para servidores Datasnap para alguns pode parecer complicado, mas desde que você compreenda como é tratado os verbos http.
Aqui no blog mostrei como consumir informações de um servidor de aplicação totalmente RAD e fácil.
Neste primeiro momento quero quebrar dois paradigmas aqui com vocês.
O primeiro é de entender o funcionamento do Rest, como é que são e como trabalhar os verbos, como trafegar os objetos JSON do servidor para o client, sem guardar estados de conexão.
O segundo que é difícil, muito gente pensa que é difícil trabalhar com Rest, e aplicações três camadas, e por isso não migra seus projetos, quanto na verdade é muito simples migrar seu projeto legado para arquitetura Rest.
Chega de muito conversa e vamos para o nosso projeto client.
No ultimo post não criamos o Get e já encontra-se funcionando perfeitamente, agora vamos implementar o verbo Put, vamos enviar um registro novo para o nosso servidor de aplicação de forma RAD.
Dentro do nosso DataModule temos o FDMemtable.
Esse FDMemtable já recebe os dados do Get, e por que não utilizar ele mesmo para fazer os nosso outros verbos?
Nesse nosso projeto RAD client com um botão adicionado na tela iremos implementar nosso Put.
dmDados.FDMemTable1.Append; dmDados.FDMemTable1.FieldByName('guuid').AsString := '123'; dmDados.FDMemTable1.FieldByName('codigo').AsString := '123'; dmDados.FDMemTable1.FieldByName('descricao').AsString := 'CLIENT DATASNAP'; dmDados.FDMemTable1.Post; dmDados.FDMemTable1.Last; dmDados.RESTRequest1.Resource := '/-1'; dmDados.RESTRequest1.Method := rmPut; dmDados.RESTRequest1.AddBody(dmDados.FDMemTable1.AsJSONObject.ToJSON, ContentTypeFromString('application/json')); dmDados.RESTRequest1.Execute;
Como pode observar nós estamos dando um “Append” no FDMemTable, inserimos os registros e damos um POST nele, após isso estamos fazendo o envio ao nosso servidor de aplicação.
Depois que nós damos o POST no FDMemTable colocamos o cursor para ultima posição do nosso dataset, nó método AddBody estamos convertendo a posição desse registro do dataset para JSON.
Depois das definições nós damos um Execute e nosso dados já estarão persistidos no nosso banco de dados no servidor de aplicação.
Com o servidor de aplicação ativo, vamos executar o nosso client para testar nosso PUT.
Veja agora como ficou no banco de dados.
Veja que o registro que definimos no código encontra-se gravado em nosso banco de dados.
Viu como é muito fácil e simples de trabalhar de forma RAD com nosso ambiente REST.
O QUE VOCÊ IRÁ APRENDER?
O treinamento de Datasnap Restful dará a você a oportunidade de melhorar seu desenvolvimento, otimizar o seu tempo e te dar a possibilidade de atender melhor os seus clientes.
Desenvolver um servidor de aplicação RestFul com Datasnap e utilizar todos os seus benefícios irá facilitar muito a sua vida, quando seu cliente disser “preciso dos meus dados na web hoje mesmo” você estará preparado para entregar uma solução robusta e eficaz.
Nesse treinamento você irá aprender de forma prática a criar as principais rotinas de CRUD e Segurança para servidores RestFul Datasnap que podem ser consumidos de qualquer aplicação front-end.
CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE O TREINAMENTO RESTFULL COM DATASNAP