Post: [Firedac – Dominando todas as técnicas] ResultSet

Alessandro Medeiros

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook

Fala ai Radizeiro e Radizeira, tudo bem com você?

Você que tem nos acompanhado tem visto que constantemente estamos aqui no blog publicando conteúdos que são de grande valia, e que irão lhe ajudar muito no seu dia a dia.

E como estamos na série Dominando o Firedac, onde você consegue aplicar no seu dia a dia e poder automatizar e melhorar muito os seus software.

E no post de hoje iremos falar sobre o ResultSet, mais uma função disponíveis no Firedac.

Mas não posso deixar de comentar de duas funções disponíveis no Firedac que são, RowsAffected e RecordCount.

O TFDQuery.RowsAffected retorna o número de registros afetados por um determinado, DELETE por exemplo.

E o TFDQuery.RecordCount retorna o número de registros proveniente de uma consulta no banco de dados.

Mas vamos ver melhor aqui sobre o ResultSet, com ele é possível executar uma consulta diretamente no banco de dados sem a utilização de um FDQuery, e retorna os dados para um TFDMenTable por exemplo.

As vezes o ExecSQLScalar não irá ser o suficiente, onde você irá precisar de um conjunto de dados.

E é possível você ter um conjunto de dados, com por exemplo, “SELECT * FROM TABELA”, e retornar diversos dados usando a própria conexão e passar para um FDMentable, sem usar o FDQuery.

Vamos ao nosso exemplo e adicionar mais um botão, um DBGrid, um Datasource, e não vamos usar um fdquery, pois o FDQuery fica conectado direto na conexão para manter esses dados ativos, mas podemos ter esses dados dentro de um FDMentable, que trabalha em memória, que é bem mais performático.

E agora no evento de click do botão do ResultSet iremos executar uma consulta direto no componente de conexão, e jogando os dados para o FDMenTable.

procedure TForm1.Button4Click(Sender: TObject);
begin
FDConnection1.ExecSQL('SELECT * FROM CLIENTE', TDataset(FDMentable1));
Datasource1.Dataset := FDMentable;
end;

Você tem várias possibilidades para a implementação do ExecSQL, e uma delas é essa que você vê que é a questão do ResultSet, ou seja, ele recebe um Dataset para armazenar os dados.

Observe que no código que foi necessário fazer um casting, pois o método espera um Dataset, onde jogamos os dados para o FDMenTable, e logo em seguida passo esse FDMenTable para o Datasource que adicionamos no exemplo, para que ele possa preencher o DBGrid.

Observe que de forma simples já temos todo os dados na tela utilizando diretamente a conexão, e não utilizamos um FDQuery devido ele manter a conexão aberta, e assim trabalhamos diretamente na memória usando o FDMenTable.

Muito legal não é pessoal?

Em um projeto as vezes você precisa executar um SQL, seja ele um SELECT ou um INSERT, ai acaba colocando um FDQuery espalhado no projeto, ficando trabalhoso, utilizando diretamente o FDConnection fica mais simples.

Dessa forma você elimina o acoplamento.

Mais um conteúdo top que além do blog, você pode encontrar completo dentro do CLUBE DOS PROGRAMADORES EM DELPHI, uma verdadeira Netflix do Delphi, o maior portal de conteúdos Delphi.

Quer conhecer e saber mais sobre o clube?

Acesse o link abaixo e saiba mais.

E caso você tenha interesse de conhecer mais sobre PPL acessa o nosso portal do CLUBE DE PROGRAMADORES EM DELPHI, onde você não só terá conteúdos relacionados aos generics, mas uma quantidade enorme de conteúdos que poderá lhe ajudar muito no seu dia a dia, é uma verdadeira NETFLIX para os programadores Delphi.

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE O CLUBE DOS PROGRAMADORES DELPHI


Faça sua busca

CATEGORIAS

POSTS RECENTES

E caso você tem interesse de conhecer mais sobre [Firedac – Dominando todas as técnicas] ResultSet, acesse o nosso portal do CLUBE DE PROGRAMADORES EM DELPHI
Você não terá só conteúdos relacionados ao [Firedac – Dominando todas as técnicas] ResultSet, mas uma quantidade enorme de conteúdos que poderá lhe ajudar muito no seu dia a dia, é uma verdadeira NETFLIX para os programadores Delphi.
Gostou?
Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook

Embarque no foguete com milhares de devs para aprender desenvolvimento, evoluir de forma contínua e se manter relevante no mercado.

Sobre
Dúvidas
Cadastre-se em nossa lista

Para ter acesso em primeira mão, a tudo que acontece na Academia do Código, basta se cadastrar em nossa lista

Grupo Thulio Bittencourt | Academia do Código

#FaçaPartedaHistória

Copyright © 2021 – Todos os direitos reservados