Fala Radizeiro e Radizeira, tudo bem com vocês?
E para que possamos começar a trabalhar a experiência do usuário no nosso software.
Precisamos saber o comportamento do nosso usuário.
Este é o ponto principal.
Para trabalhar a experiência do usuário, precisamos analisar o comportamento dele.
Não vai adiantar nada você estar dentro de uma sala programando e o suporte abrindo chamados que você não irá saber como melhorar essa usabilidade.
Esse aumento de chamados são devido a falta de entendimento na interação do usuário com o software.
E nada disso irá impactar em seus clientes se você não conversar com ele, se não souber o que de fato é o que ele quer.
Se não souber o comportamento dele, você não terá como melhorar a experiência com o usuário.
Se você não souber sobre seu publico, quem utiliza o seu software, seja por sexo ou idade.
Tudo é relevante para que possamos construir uma aplicação eficaz
“Para ser eficiente é emitir uma nota muito rápida“.
“Agora ser eficaz é emitir uma nota muito rápida sem erro“.
Existe essa diferença.
E para que possamos conseguir nesse primeiro momento, pois tem gente que possui 1000 clientes, outros tem 100.
Dificilmente você irá conseguir mapear o comportamento de todos se você for bater na porta de cada um deles.
Então o que seu software precisa é coletar dados.
Você precisa de dados para ter uma melhor análise do comportamento dos seus clientes.
Iremos implementar uma solução, para que você possa implementar em seus sistemas e aumentar o nível de atividades sobre o comportamento dos seus clientes.
E tenho certeza que você irá mudar a forma que você enxerga seus usuários e de como você enxerga o seu software.
“Não existe coisa mais idiota, do que fazer muito bem feito, um trabalho que não deveria ser feito”.
E infelizmente existe muito de vocês que tem uma lista enorme de chamados fazendo muito bem o que não deveria nem estar nessa fila de chamado.
Por que, o usuário pede algo simplesmente da mente dele, ou que ele viu em algum lugar, e quer que você coloque em seus sistemas.
E você gasta tempo liberando ele, e somente um cliente mexe nessa funcionalidade e não mexe mais nela.
Perdeu tempo para nada.
E tenho certeza que isso ocorre com muitos de vocês.
E como você irá saber ao certo o que fazer se você não acompanha o comportamento dos seus clientes.
Como você irá saber se você não conhece a métrica do seu software.
Ou você simplesmente abriu o Delphi e arrastou um monte de componente na tela, gerou um executável e já disponibilizou para ele.
Isso acaba atrapalhando o crescimento de sua empresa, onde deixa de criar inovações.
Por que é uma dor de cabeça enorme quando o governo lança uma nova nota?
Isso acontece porque você fica resolvendo coisas que não deveriam estar em seus software e atrapalha as novas requisições.
Com isso você nunca consegue implementar uma solução eficaz para resolver questões como essas de notas fiscais.
E com isso, não conseguimos sair do lugar de onde estamos.
E pensar na experiência do usuário é primordial para os dias de hoje.
Com isso precisamos aplicar métricas e técnicas para que possamos entender o comportamento dos nosso usuários.
Creio que você se conscientizou em que precisa se preocupar com a experiência do usuário.
Dentro do CLUBE DOS PROGRAMADORES DELPHI, você encontra mais sobre esse e outros assuntos.
Em próximos post irei mostrar para vocês como aplicar essas técnicas.
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