Post: [Delphi com Linux] Levando uma aplicação Delphi para o Linux

Alessandro Medeiros

Fala ai Radizeiro e Radizeira tudo bem com você?

A portabilidade nos dias de hoje é muito importante.

Hoje os usuários estão mais conectados, e mais informados.

Empresas trabalhando com tecnologias verdes, dentre outras.

Com isso encontramos clientes utilizando outros sistemas operacionais que não são o bom e velho Windows.

Se hoje seu software não tem essa portabilidade você acaba perdendo esses clientes.

Pensando nisso a Embarcadero tem melhorado muito, e dando flexibilidade na portabilidade do código para outros sistemas operacionais.

E no post de hoje irei mostrar mais uma das maravilhas que o Delphi nos proporciona, a compilação de projeto Delphi para ambiente Linux.

E atualmente o Delphi está homologado para algumas versões do Linux, ou seja, tem compatibilidade com algumas distribuições do Linux.

O Ubuntu Linux você encontra no site da própria embarcadero a compatibilidade, como essa distribuição é baseada no Debian, e a maioria das distribuições que são baseada no Debian, o Delphi irá compilar tranquilamente.

Além da distribuição Ubuntu Linux, ele tem no site o Red Hat, outra distribuição, e segue que suas derivadas também terão compatibilidade. 

E a praticidade de envio de projetos criados em FMX para Linux no Delphi é muito fácil.

Basta alterar o compilador, incluindo o sistema operacional Linux que está configurado.

Com o PAServer em execução, o Delphi irá enviar esse projeto e logo em seguida já será executado.

Viu como já temos o nosso projeto rodando e já se cadastrando.

Lembrando que estamos utilizando o SQLite, e como já tem a compatibilidade desse banco de dados nas distribuições Linux, ele já executa e dá essa possibilidade de cadastrar.

E como nós enviamos para a nossa distribuição Linux o PAServer, após o deploy você consegue encontrar esse projeto dentro da pasta do PAServer é gerada a pasta do projeto.

Se você quer saber mais de como trabalhar o Delphi com o Linux, basta acessar esse link do CLUBE DOS PROGRAMADORES DELPHI.

E caso você tenha interesse de conhecer mais sobre Delphi com Linux acessa o nosso portal do CLUBE DE PROGRAMADORES EM DELPHI, onde você não só terá conteúdos relacionados ao Firedac, mas uma quantidade enorme de conteúdos que poderá lhe ajudar muito no seu dia a dia, é uma verdadeira NETFLIX para os programadores Delphi.

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE O CLUBE DOS PROGRAMADORES DELPHI


Faça sua busca

CATEGORIAS

POSTS RECENTES

E caso você tem interesse de conhecer mais sobre [Delphi com Linux] Levando uma aplicação Delphi para o Linux, acesse o nosso portal do CLUBE DE PROGRAMADORES EM DELPHI
Você não terá só conteúdos relacionados ao [Delphi com Linux] Levando uma aplicação Delphi para o Linux, mas uma quantidade enorme de conteúdos que poderá lhe ajudar muito no seu dia a dia, é uma verdadeira NETFLIX para os programadores Delphi.
Gostou?
Compartilhe:

Embarque no foguete com milhares de devs para aprender desenvolvimento, evoluir de forma contínua e se manter relevante no mercado.

Sobre
Dúvidas
Cadastre-se em nossa lista

Para ter acesso em primeira mão, a tudo que acontece na Academia do Código, basta se cadastrar em nossa lista

Grupo Thulio Bittencourt | Academia do Código

#FaçaPartedaHistória

Copyright © 2022 – Todos os direitos reservados