Post: [ORM com MVC] A utilização das boas práticas com ORM

Alessandro Medeiros

Fala ai Radizeiros e Radizeiras, tudo bem com vocês?

É ficamos um pouco sem estar aqui no blog, mas não poderia faltar conteúdos que possam alavancar seus código, lhe dar maior flexibilidade nas manutenções, e possíveis novas funcionalidades.

Teremos uma serie de posts aqui no blog de como criar uma estrutura MVC para a utilização de ORM, seja o ORMBr, SimpleORM, ou TMSAurelios, não importa qual o ORM esteja usando, mas você terá  aqui nessa série de posts de como compreender melhor uma estrutura para MVC e de como aplicar técnicas para a utilização de um ORM.

Chega de ter que criar diversos comandos SQL, você está desenvolvendo uma aplicação e injeta diversos comandos SQL, engessando suas aplicações.

Você tem que manter a lógica na sua linguagem de programação, deixando a camada do banco de dados para a responsabilidade de um DBA, ou alguém responsável pelo mesmo.

Nós programadores Delphi queremos fazer tudo, claro que essa maravilhosa IDE que utilizamos nos proporciona isso, mas talvez hoje sua aplicação tomou uma proporção que para dar manutenção ou criar novas funcionalidade é um parto.

Cliente te pede alguma coisa você procrastina para não fazer, ou ao passar para o seu setor de desenvolvimento fica dias para ser entregue, pois não foi pensado no desenvolvimento a criação de boas práticas, na criação de uma estrutura.

Então neste post irei mostrar como criar um estrutura de código organizado, utilizando MVC e POO, para suportar um ORM de forma mais fácil, prática e dinâmica, onde você poderá dar um fôlego de vida maior para o seu software.

Quando você se preocupa com a qualidade você tem prazer em programar, você tem mais tempo nas manutenções e até mesmo criando algo novo, seja incluindo uma inteligência artificial, seja incluído uma nova API, não importa, você poderá escalar mais seus projetos.

Mas você deve está se perguntando o que é ORM, ou talvez já ouviu falar mas nunca teve um contato maior.

ORM – Object Relational Mapper, é criar uma camada de abstração do banco de dados para a aplicação, porque o banco de dados relacional é um paradigma, e quando vamos para o desenvolvimento também existe esses paradigmas, seja procedural, POO, orientação a eventos, etc…

E no nosso caso estamos trabalhando com POO, e com relação ao paradigma relacional do banco de dados é algo totalmente diferente, neste ponto você não consegue trazer a mesma realidade do banco de dados para dentro de sua aplicação, porque são paradigmas totalmente diferentes.

E por este motivo veio o ORM para resolver essa questão, fazendo a abstração desses paradigmas.

Quando não usamos o ORM, criamos camadas de isolamento do banco de dados em relação a aplicação.

E com isso você acaba tendo que reescrever o mesmo código diversas vezes.

Com isso o ORM tenta trazer de uma forma orientada a objeto, abstrair toda a camada do banco de dados, para que quando você for trabalhar na sua aplicação não venha se preocupar com as questões do paradigma relacional, e nem com a linguagem SQL, desta forma você consegue trabalhar da forma mais próxima possível do paradigma que você já usa no seu desenvolvimento, no nosso caso na orientação a objeto.

Mas não podemos salientar aqui que você tem que sair do modo que trabalha procedural, colocando tudo dentro de um botão, e lá dentro diversos comando SQL, dando inelegibilidade no seu código, dificultando ainda mais sua manutenção.

Hoje não falei de código e nem como você deve aplicar os paradigmas da programação, mas sim quero lhe mostrar, e claro lhe apresentar que você tem que melhorar a qualidade do seu código se você quer aumentar o nível de programação de suas aplicações.

Mas você pode está se perguntando, quando e onde devo usar um ORM?

Te digo uma coisa, não coloque o seu ORM em todos lugares.

Eu entendo que um ORM é específico para projetos com grandes demanda de manutenção e novas funcionalidades.

Não é que você aprendendo a utilizar o ORM que irá utilizar em tudo que você vai fazer.

Não descarte o uso híbrido, utilizar o ORM em funcionalidades que você perde mais tempo, que é fazendo CRUD, quase 90% de seu software é CRUD, quando você utiliza um ORM, você economiza 80% do seu tempo.

Mas vou deixar uma duas verdades sobre o uso de ORM, não se assuste.

1º Ele irá lhe deixar mais burro.

Quando você começa a utilizar ORM, você acaba relaxando para outras áreas, por exemplo, o próprio banco de dados, isso acontece porque coisas que você se preocupava antes, não se preocupa mais hoje, isso é porque você automatisa muito coisa dentro do seu software, você tem produtividade, mas você irá deixar de estudar, e deixará de se preocupar com algumas coisinhas.

2º Ele irá lhe fazer ganhar dinheiro e passar mais tempo com sua família.

Está vendo só?

Temos os prós e contras…rsrsr

Te espero aqui no blog, toda semana iremos falar sobre esse conteúdo que irá aumentar a sua produtividade em seus projetos.

O conteúdo deste post faz parte do treinamento Como Implementar ORM com Estrutura MVC neste treinamento você irá aprender a aplicar todas essas técnicas e reduzir significativamente o seu retrabalho, e possíveis manutenções se tornam algo agradável e flexível, por que perder tempo e ficar criando diversas querys em seus software.

Neste treinamento você vai aprender a aplicar técnicas que darão maior escalabilidade em seus softwares criando uma estrutura de forma prática e dinâmica, aplicando os padrões de boas práticas e clean code, além de compreender como aplicar os padrões de persistência de dados sem a necessidade de criar scripts de banco de dados.

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE O TREINAMENTO COMO IMPLEMENTAR ORM EM ARQUITETURA MVC

Faça sua busca

CATEGORIAS

POSTS RECENTES

E caso você tem interesse de conhecer mais sobre [ORM com MVC] A utilização das boas práticas com ORM, acesse o nosso portal do CLUBE DE PROGRAMADORES EM DELPHI
Você não terá só conteúdos relacionados ao [ORM com MVC] A utilização das boas práticas com ORM, mas uma quantidade enorme de conteúdos que poderá lhe ajudar muito no seu dia a dia, é uma verdadeira NETFLIX para os programadores Delphi.
Gostou?
Compartilhe:

Embarque no foguete com milhares de devs para aprender desenvolvimento, evoluir de forma contínua e se manter relevante no mercado.

Sobre
Dúvidas
Cadastre-se em nossa lista

Para ter acesso em primeira mão, a tudo que acontece na Academia do Código, basta se cadastrar em nossa lista

Grupo Thulio Bittencourt | Academia do Código

#FaçaPartedaHistória

Copyright © 2022 – Todos os direitos reservados